10 coisas que eu odeio em você e o amor shakespeariano na adolescência
Baseado na peça teatral A megera domada de William Shakespeare. 10 coisas que eu odeio em você (10 Things I hate about you, 1999) fechou a década de 90 sagrando-se como um dos últimos filmes teens interessantes já produzidos no período e marcando uma geração de jovens sendo recordado com saudosismo pelos fãs até os dias atuais.
Com humor e sensibilidade o cineasta Gil Junger traz o frescor juvenil a sua adaptação cinematográfica da obra de Shakespeare. Por meio de um elenco competente e entrosado aborda a adolescência de forma leve e divertida.
Por dentro da história
Girando em torno da protagonista Kat Stratford (Julia Stiles), uma adolescente insubmissa e temperamental. A história acompanha a rotina escolar e familiar da jovem que recusa-se a envolver-se amorosamente com qualquer rapaz. Mesmo em meio aos constantes apelos da irmã caçula Bianca (Larisa Oleynik). A qual se mostra inconformada com o comportamento incomum da irmã e a vigilância excessiva do pai (Larry Miller).
Ansiosa em vivenciar suas próprias experiências e sob a condição imposta pelo pai de que ela só poderá namorar quando a irmã encontrar alguém. Bianca conta com a ajuda de Cameron (Joseph Gordon-Levitt) para conseguir um namorado para a irmã intransigente.
Apaixonado por Bianca, Cameron segue os planos do amigo nerd Michael (David krumholtz). Para conseguir o par ideal para Kat enquanto ele se aproxima cada vez mais de sua amada Bianca. Desejando ajudar o amigo e sabendo das segundas intenções do mauricinho fútil Joey Donner (Andrew Keegan) por Bianca. Michael propõe a Joey que este pague alguém para conquistar Kat para que assim ele tenha caminho livre para se aproximar de Bianca.
Entretanto, Michael usa Joey como um mero peão neste complicado jogo de amores juvenis para que, o inocente e romântico amigo, Cameron possa ser quem realmente ficará com a garota.
Após tentativas frustradas na seleção de possíveis pretendentes a namorado de Kat. Os dois amigos encontram no excêntrico e temido Patrick Verona (Heath Ledger) o par ideal para Kat.
Nesta intrincada trama amorosa juvenil, Patrick aos poucos consegue conquistar Kat ao mesmo tempo em que acaba apaixonando-se por ela.
Paralelamente a história de amor que surge entre o casal protagonista os demais personagens coadjuvantes. Também conseguem seus respectivos pares: enquanto Cameron finalmente conquista o coração de Bianca após esta notar que Joey não era tudo que ela idealizava. O nerd Michael também encontra em Mandella (Susan May Pratt) melhor amiga de Kat, a companheira ideal.
Contudo, no baile de formatura o plano é revelado por Joey. Que confronta Pat ao sentir-se enganado e frustrado por não conseguir ficar com Bianca. Decepcionada ao saber que Pat foi pago para conquistá-la Kat vai embora da festa não aceitando as justificativas de Pat.
Na manhã posterior ao baile Kat lê emocionada na aula de Literatura o poema que fez para expressar seu amor por Pat. Enumerando dez motivos para odiar o rapaz que na verdade aprendeu a amar.
10 coisas que eu odeio em você difere-se dos demais filmes voltados para o público teen. Por ser divertido sem ser forçado, ter ritmo sem ser apressado e por ser o retrato de uma geração que ainda não havia tornado-se refém de celulares e redes sociais.
Heath Ledger: o garoto canguru que conquistou Hollywood
“I Love you baby and if it´s quite all right
I need you baby to warm the lonely nights
I Love you baby,trust in me when I say”[1]
10 coisas que eu odeio em você ainda projetou mundialmente o jovem e até então desconhecido Heath Ledger. Natural da Austrália, antes desta comédia romântica teen, Ledger fazia filmes australianos de baixo orçamento.
Mesmo fora dos padrões estéticos da indústria cinematográfica americana ele conquistou o público com seus cabelos desalinhados. Seu olhar cativante e seu charme natural, além de seu talento singular e extrema dedicação na construção de cada personagem que interpretava.
Em 10 coisas que eu odeio em você o ator junto com a também talentosa Julia Stiles formam um casal encantador e convincente. Sabendo dosar humor e drama em suas atuações. A partir deste papel Ledger passou a ser requisitado para diversos trabalhos. Destacando-se Coração de cavaleiro (2001), Os irmãos Grimm (2005), O segredo de Brokeback Mountain (2005) que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e Batman: o cavaleiro das trevas (2008) que lhe consagrou no papel de Coringa.
Com sua morte precoce em 2009, Ledger deixou além de um vazio no cinema e no coração dos fãs do mundo inteiro, uma filmografia expressiva com personagens marcantes, os quais sempre poderemos rever para relembrar seu talento em cena, fazendo-o reviver para os cinéfilos e admiradores.
Literatura e feminismo
A Literatura está onipresente em 10 coisas que eu odeio em você. Pois além de ser uma livre adaptação da peça Megera Domada (1594) de Shakespeare. O filme traz entre os diálogos de seus personagens referências a várias obras literárias relevantes. Principalmente por meio da protagonista Kat Stratford (Julia Stiles). Feminista convicta e amante de uma literatura engajada Kat ora está em uma das cenas lendo A redoma de vidro (1963) de Sylvia Plath. Ora em outra auxiliando Patrick (Ledger) a encontrar A Mística Feminina (1963) de Betty Friedan.
Não podemos nos esquecer da presença da Literatura em uma das cenas mais emblemáticas do filme. Kat (Stiles) lê emocionada o poema que escreveu para Patrick (Ledger).
A cena e o livro
Por fim, pode-se dizer que existem estes e mais de 10 motivos para assistir a esse filme. Que encantou e ainda continua encantando uma geração de cinéfilos saudosos e admiradores de bons filmes do gênero teen.
Referências
10 Coisas que eu odeio em você. Direção: Gil Junger, 87min, 1999.
[1] Trecho de Can´t take my eyes off you de Frankie Valli and The 4 seasons (1967).