Essa é a pergunta feita pelo adolescente Gardner no filme O espaço entre nós (2017), durante sua estadia na terra.
Primeiro humano nascido em solo marciano o personagem, interpretado pelo cativante Asa Butterfield, em seu percurso pela terra experimenta as emoções terrenas e sempre questiona aos que encontra pelo caminho qual é sua coisa favorita na terra.
Semelhante a ele e tão curioso quanto é o anjo Seth de Cidade dos anjos (1998) que ao percorrer o corredor de um hospital de mãos dadas com a alma da pequena Susan a indaga sobre o que ela mais gostava na terra ao que inocentemente ela responde que era de seus pijamas.
Assistindo esses dois filmes fiquei a pensar como em nossa rotina, centrados em nossas atividades diárias e imersos em nossos problemas.
Não encontramos um espaço de tempo para observarmos a vida e o que ela nos oferece.
Acima de tudo notei que envolta em minhas ocupações não tirava um momento de pausa para desfrutar de coisas simples como contemplar o céu em um dia ensolarado, saborear vagarosamente minha sobremesa favorita, sentir o aroma de uma flor, ouvir o canto dos pássaros no quintal de minha casa ou simplesmente parar e ficar em silêncio sem pensar em nada, apenas usufruindo plenamente de um momento raro de ócio.
Comecei então a tentar responder essa pergunta levantada por estes personagens e foi um difícil exercício escolher uma coisa favorita em minha vida.
Convido, então, a você leitor para fazer esse exercício de reflexão sobre sua preferência nessa vida.
Que nada mais é do que uma estadia breve, na qual muitos de nós tem deixado atravessar-se por ela sem usufruir de seus bons e efêmeros momentos.
Façamos como Amélie* e olhemos ao nosso redor valorizando os pequenos prazeres e tudo que a vida nos oferece.
O filme O Espaço entre nós você consegue assistir nas plataformas NETFLIX e Google Play, confere lá!
Referências
O ESPAÇO entre nós. Direção: Peter Chelsom, EUA: 2017.1 DVD (121min), son, color.
CIDADE dos anjos. Direção: Brad Silberling, EUA: 1998.1DVD (114 min) , son.,color.
* Personagem central do filme francês O fabuloso destino de Amelie Poulain (2001) dirigido por Jean‐Pierre Jeunet.