fbpx

Critica – 171 / Criminal

A trama engenhosa de 171 / Criminal

 

O filme 171/Criminal (Criminal, 2004) coloca à prova a percepção do espectador sendo capaz de enredá-lo. O roteiro inteligente e sagaz, até o desfecho desta história, uma trama engenhosa que nos hipnotiza. Por meio das habilidades de seus convincentes protagonistas, que não notamos as pistas ocultas em cada cena.

Girando em torno do ponto de vista do protagonista Rodrigo (Diego Luna) acompanhamos o submundo do crime de Los Angeles, do qual faz parte o experiente Richard (John Reilly) que após livrar Rodrigo de ser preso em flagrante em um cassino alia-se a este tornando-se seu mentor e fazendo dele seu ajudante nos golpes que aplica. Entre a dupla de golpistas está Valerie (Maggie Gyllenhaal) irmã de Richard e que somente ao final do filme descobriremos seu real envolvimento com a história tornando-se peça fundamental para compreendê-la.

Rodrigo (Diego Luna) e Richard (John Reilly)
Rodrigo (Diego Luna) e Richard (John Reilly)

 

Para assistir 171 é preciso estar atento a cada cena.

Em cada ação de seus personagens, pois além de alicerçar-se em um roteiro extremamente bem elaborado. O longa-metragem de Gregory Jacobs conta ainda com um talentoso trio de protagonistas interpretados com perfeição por Luna, Reilly e Gyllenhaal.

 

Richard (Reilly), Rodrigo (Luna) e Valerie (Gyllenhaal)
Richard (Reilly), Rodrigo (Luna) e Valerie (Gyllenhaal)

 

No desenrolar da história a parceria entre Rodrigo e Richard estreita-se criando entre eles uma cumplicidade. Principalmente por parte de Richard que admira-se com o talento do jovem passando após um tempo a confiar na habilidade e poder de persuasão do rapaz nas negociações para conseguir convencer um colecionador a comprar uma nota rara.

Contudo, a ética de Richard é colocada à prova. Quando este convence a irmã e gerente do hotel onde ocorrem as negociações a dormir com o colecionador, o qual só fará a compra sob esta condição.

Os momentos em que o trio aparece junto em cena são cruciais para compreendermos nuances de seus personagens. Dotados de ambigüidade, além de servirem para sinalizarem o envolvimento, até então oculto, entre dois deles.

Não desejo aqui fazer spoiler sobre o filme. Apenas guiar o espectador no exercício do olhar ao assistir a este filme que merece ser visto e revisto para compreendermos melhor todas as pistas que perdemos e que juntas ajudam a construir um final surpreendente.

Cena de 171: a revelação
Cena de 171: a revelação

Inteligente e sem rodeios. 171 não é um filme com técnicas cinematográficas ousadas no que diz respeito aos planos, movimentos de câmeras ou uso de efeitos especiais. Mas que consegue conduzir-se em uma história bem escrita e conduzida com competência por um habilidoso diretor e por seu talentoso elenco.

Referências

171/Criminal. Direção: Gregory Jacobs, EUA, 1h27,2004, son., color.

Deixe uma resposta