fbpx

Oldboy – Velho Amigo (2003), um filme sobre vingança?

Critica | Oldboy - Velho Amigo (2003)

 

Oldboy – Velho Amigo (2003), um filme sobre vingança?.

Em primeiro lugar antes de discutir se Oldboy – Velho Amigo (2003) é um filme sobre vingança, gostaria de citar o artista Antônio Nóbrega. Ele tem uma música chamada Carrossel do Destino, que começa assim:

Deixo os versos que escrevi, As cantigas que cantei, Cinco ou seis coisas que eu sei E um milhão que eu esqueci. Deixo este mundo daqui, Selva com lei de cassino; Vou renascer num menino, Num país além do mar… Licença, que eu vou rodar No carrossel do destino.

Artista: Antônio Nóbrega Musica: Carrossel do destino Álbum: Lunário Perpétuo Data de lançamento: 2002

Sempre que penso em Oldboy essa música vem como um flash na minha cabeça.

O Ser como responsável pelo seu destino e na alteração de seu comportamento.

‘Meros’ 15 anos de prisão sem razão real aparente parece ser motivação para suficiente para tal mudança. Oldboy é o segundo filme da “Trilogia da vingança” de Park Chan-wook, filme sul-coreano de 2003.

Existe um Oldboy americano do Spike Lee de 2013 com o Josh Brolin que é um remake deste aqui.

Por falar em remake para saber se um filme estrangeiro é bom basta pesquisar se existe uma versão hollywoodiana do filme.

No filme sul coreano conhecemos a história de Oh Daesu que é raptado em uma cabine telefônica, após sair da cadeia devido a uma noite de bebedeira. (A sequência mais engraçada de todo o filme, na verdade a única.)

Oh Daesu é mantido em cativeiro por 15 anos no que parece ser um quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo, contando apenas com uma TV e cuidados básicos tais como alimentação e saúde. Da mesma forma que o personagem é preso ele é solto dentro de uma caixa, juntamente com roupas novas e uma boa quantidade de dinheiro. 

Através da TV Oh Daesu descobre que é acusado do assassinato de sua esposa, consequentemente Oh Daesu começa sua preparação para se vingar daqueles responsáveis por destruir a sua vida.

Como resultado desta preparação do herói na cadeia rendeu para mim, a melhor sequencia de luta que já vi. Se você não pretende ver o filme veja ao menos esta cena.

Durante seu período de cativeiro além de sofrer com alucinações constantes tenta, mesmo que de maneira precária preparar seu corpo e sua mente para quando sair, e se sair, da prisão conseguir se vingar de quem fez isso com ele, mesmo tendo tentando suicídio duas vezes.

A forma como o diretor escolhe retratar a passagem de tempo e transformação do protagonista em “Monstro” é extraordinária, com cerca de 20 minutos de filme já temos o primeiro ato concluído para um total de quase 120 minutos de exibição.

Oldboy é um filme sobre vingança no qual a vingança é colocada em segundo plano até o ato final. A trilha sonora escolhida a dedo para cada momento do filme é um espetáculo a parte.

Outro importante ponto para a transformação da personagem é um quadro na parede do quarto da prisão que diz:

– “Sorria, o mundo inteiro vai rir com você. Chore, você vai chorar sozinho.”

Mensagem que será vista diversas vezes durante a película, aliás Oldboy apresenta mais duas ótimas frases para você colocar de mensagem de WhatsApp, do tipo:

– “Você tem medo por que tem imaginação!”

– “Senhor, Mesmo que eu seja pior que um animal, não tenho direito de viver?”

Certamente, antes de concluir vale o destaque para a atuação de Min-sik Choi no papel de Daesu.

No final das contas para mim Oldboy – Velho Amigo não é um filme sobre vingança provavelmente por que o filme apresenta uma mensagem ainda mais importante que é como um homem relativamente tolo e beberrão se transforma em um “Monstro”. Isso se deve ao fato que o personagem é empurrado pela sua realidade atual a se tornar algo totalmente inimaginável até então.

Bom pessoal estes são meus comentários sobre Oldboy. Pretendo ver os outros dois filmes em breve e postar alguma coisa por aqui,

Aqui você consegue ver essa critica no canal do Cenário.B! no YouTube.

E você já conhecia Oldboy, que ver, acesse aqui para adquirir o filme.

Inté!

Deixe uma resposta